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Seminário

Julho 2, 2017

Método de Avaliação

O Seminário da Licenciatura em Economia tem um conjunto de características particulares que o diferenciam das restantes unidades curriculares: a) Está organizado por áreas temáticas e funciona com base em sessões plenárias, para a totalidade dos alunos, e em sessões específicas de cada área. b) Os alunos organizam-se em grupos de trabalho (4 elementos), cujas actividades são desenvolvidas de forma livre, mas em regime tutorial. c) Os trabalhos são realizados com o apoio de sessões programadas de trabalho, discussão de relatórios de progresso, aconselhamento e aprofundamento do tema, quer com o tutor, quer em sessões de Seminário organizadas para o efeito. d) Para além das sessões do Seminário, os grupos devem dar conta do andamento dos seus trabalhos, nomeadamente, através da produção de três relatórios: Preliminar, de Progresso e Final. e) Os três relatórios a apresentar ao longo do semestre deverão ser previamente discutidos com o tutor responsável pelo acompanhamento do grupo de trabalho e pressupõem a anuência prévia do seu conteúdo pelo tutor. f) A avaliação do relatório final é efectuada por um júri composto pelo tutor e pelo responsável da área temática ou, no caso de o tutor ser o responsável pela área temática, por outro docente especialista na área a designar pela coordenação da unidade curricular. De acordo com essas características, a avaliação de conhecimentos dos alunos é feita com base na sua participação activa nos seminários, na elaboração dos relatórios e na apresentação e defesa dos trabalhos finais. Esta avaliação pressupõe, por isso, o seguinte conjunto de regras: a) Os trabalhos são desenvolvidos obrigatoriamente através da participação em grupos, não havendo lugar para situações particulares de trabalho individual. b) A avaliação, tal como referida acima, culmina com a apresentação e discussão do Relatório Final. Contudo, ainda que assente na dinâmica do grupo, a avaliação terá sempre em conta o desempenho individual dos seus membros. c) O resultado final da avaliação combina duas componentes principais, de acordo com as seguintes ponderações: • Participação nas sessões do Seminário, incluindo a presença e a participação activa nos trabalhos — 25%. • Trabalho de grupo, incluindo a elaboração, apresentação e sua defesa — 75%.

Corpo docente

CARLOS FARINHA RODRIGUES (Responsável)
FRANCISCO JOSÉ DUARTE NUNES
JOSE MANUEL ZORRO MENDES
LUIS MAH
MARIA CÂNDIDA RODRIGUES FERREIRA
MARIA PAULA FONTOURA

 

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